Fonte: http://ospassarinhos.wordpress.com/tag/vida-de-escritor/
Há pouco tempo eu recebi uma piada por e-mail do meu amigo Nichollas sobre a vida de escritor, eu transcrevo abaixo:
Dois amigos de infância se encontram na fila do banco:
- Nicolau! Há quanto tempo!
- É mesmo, cara... Desde o ginásio...
- E aí, o que você tem feito da vida?
- Ah, eu virei escritor...
- Sério? Que legal! E aí, já vendeu alguma coisa?
- Já... Até agora vendi a TV, o som, o telefone... Quer comprar um Chevette 78?
Essa piada apesar de ser irreal, mas mostra de alguma forma a enorme dificuldade de ser escritor. Quando eu comecei a escrever eu vivia uma fase que eu posso chamar de fase da inocência, eu creio que é nessa fase que você, como escritor, acha que tudo é fácil e que seus livros são excelentes.
A ficha cai quando você começa a tentar publicar, quando se pesquisa na internet a respeito você encontra algumas formas de publicar seu livro, uma é colocando num site de publicação sobre demanda tipo Clube dos Autores ou Bookess, a grande desvantagem, a meu ver desse serviço, primeiro é o preço, os livros publicados com mais de 100 páginas, por exemplo, num desses sites não sai por menos 30 reais você ganhando uma quantia irrisória.
Ai você tenta publicar numa editora comercial, uma missão quase impossível a meu ver, isso porque as editoras comerciais investem num livro gastando com revisão, diagramação, criação da capa, distribuição, marketing, etc., e você não tem que pagar nada ganhando seus oito ou dez por cento de direitos autorais. Isso faz com que essas editoras selecionem cuidadosamente o material que elas vão investir, milhares de autores brasileiros mandam diariamente originais para essas editoras com esperança de um dia terem seu livro publicado. Muitas nem respondem se seu original foi aceito ou não e se você tiver muita sorte elas dizem que foi recusado por não se encaixar na linha editorial depois de três meses de espera.
Cansando de receber nãos de editoras assim, você ouve falar em editoras que prestam serviço, nesse caso você pode publicar um livro seu sem problemas, mas irá meter a mão no bolso e vai pagar caro por isso! Quem garante que seu livro será vendido? Como diria um escritor no seu blog: "Você irá descobrir que vender livros é mais difícil que escrever!".
Pois é meu amigo, se você pensa em ser escritor, vá em frente, mas saiba que vida de escritor não é nada fácil.