terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O propósito do sofrimento


Quando eu li o livro “Cristo e o sofrimento humano” de Stanley Jones, comecei a refletir sobre o propósito do sofrimento. Seria possível que o sofrimento na vida do cristão tenha algum proveito? Se formos verificar na bíblia vemos que o sofrimento é um tema bastante abordado. Quem não conhece a história de Jó? Lemos que o diabo foi até Deus e alegou que sua fidelidade era fruto apenas da benção de Deus sobre a vida dele. Apesar de o Senhor permitir que o diabo tirasse tudo de Jó, não foi somente para provar que ele estava errado, mas para aperfeiçoar o caráter de Jó.
O apóstolo Paulo vivenciou isso como ninguém, certa vez para defender seu apostolado elencou um vasto currículo de sofrimento para seus acusadores. Ele vivenciou isso como ninguém e pode dizer ao final de tudo: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Coríntios 12:10). Ele entendeu o propósito do sofrimento na vida do cristão. Outra vez ele disse: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem , mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4.17,18.
Podemos concluir disso, que todo sofrimento na vida do cristão tem um fim proveitoso, quando isso é claro não é fruto de erros que cometemos.

5 comentários:

  1. Discordo, Jesus já pagou todo o sofrimento, nós não devemos mais coisa alguma, a missão do cristão é aproveitar a vida, sendo luz e sal pras pessoas, e pedir sabedoria a Deus para não ter que sofrer, claro que existe o diabo que vem "atrapalhar", mas as coisas já foram todas ditas e estão bem claras, sofre quem quer, quem não busca, o que importa é a atitude que temos diante o que a vida nos apresenta, e você pode muito bem não escolher sofrer diante destas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo o próprio Jesus disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16.33. Jesus nunca disse que não sofreríamos, mas garantiu que podíamos ter paz em meio ao sofrimento certos que teríamos a vitória, ele pagou nossa dívida e não nosso sofrimento.

    ResponderExcluir
  3. Sim, tribulações não vão deixar de vir, considero sofrimento como um aprendizado,

    ResponderExcluir
  4. Paz, irmão.

    Recomendo este livro à você.

    Não mais eu, mas CRISTO (LIVRO DE JÓ)

    O livro de Jó é muito comentado, tanto por cristãos como por não cristãos, pois, aparentemente, trata apenas do sofrimento e da injustiça do sofrimento. Outros conhecem de Jó apenas a sua paciência, e ainda há os que ressaltam o fato de que, assim como foi com Jó, também nós, após passarmos por sofrimentos, seremos abençoados abundantemente por Deus. Não podemos dizer que esses conceitos acerca de Jó estejam totalmente errados; no entanto, são muito superficiais.

    Na verdade, o que o livro de Jó ensina é que para Deus poder fazer algo em nós é preciso que sejamos despojados de nosso ego, de nossa vida natural, de viver por nós mesmos e para nós mesmos. Somos impedidos de receber a bênção de Deus por não permitir que Ele nos despoje de nós mesmos.

    Uma leitura atenta da visão que nos é passada por Dong Yu Lan acerca desse livro poderá levá-lo a uma conclusão mais profunda do propósito de Deus para a sua vida, assim como aconteceu com Jó.

    ResponderExcluir
  5. Vou procurar este livro, muito obrigado. Fica na paz.

    ResponderExcluir