terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O que Deus não pode fazer

Fonte: http://www.ieqalvorada.com.br/imagens/informativos/7.jpg

Existe algo que o Deus todo poderoso não possa fazer? Alguns céticos dizem que Deus não é todo poderoso porque Ele não pode criar um pedra que Ele não possa destruir, entrando assim num paradoxo que contraria a afirmação do Deus todo poderoso bíblico, ou seja, se Deus não pode criar a pedra e não pode destruí-la Ele não é todo poderoso e se não pode criar a pedra também não é todo poderoso, das duas formas Deus se contradiz, porém existe algo que Deus não pode fazer e mesmo assim continua todo poderoso. A bíblia afirma que: "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo." 2 Timóteo 2:13. Nessa passagem vemos que Deus não pode negar-se a si mesmo, e o que significa isso?
Deus possui uma natureza, um caráter imutável, algo que é inerente a Ele mesmo, isso nunca pode ser mudado, o Deus imutável não pode mudar, então todas as vezes que uma ação Sua pode mudar seu caráter isso Ele não pode fazer, parece estranho essa expressão para um Deus que pode tudo, Deus como absoluto possui princípios, normas que regem o que é certo e o que é errado, não importa quanto tempo passe isso jamis muda na perspectiva de Deus, pois: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão". Marcos 13:31, Deus afirma que idolatria é pecado, então isso sempre será pecado, não importa quanto tempo passe.
Aqui vemos um principio importante, algo que é absoluto não muda, pois se mudar torna-se relativo, e se o absoluto tornar-se relativo, onde está então o pilar de sustentação? O universo entraria no caos e tudo seria destruído.
Para termos um ideia do que isso significa vamos ao seguinte exemplo, Deus possui entre muitas outras marcas do Seu caráter o amor, a justiça, a fidelidade, a bondade e a longanimidade, imagine que cada ação ou passo tenha que obedecer a todos esse princípios combinados sem que eles se contradigam entre si, porém Deus faz isso sempre, imagine um juiz que possua essas características e precise julgar e condenar seu filho, como pai ele o ama, mas como juiz precisa ser justo e tudo já foi provado que seu filho é culpado, se ele simplesmente o absorver ele pode ser considerado um pai amoroso, porém outro o achará parcial e injusto, no lugar dele o que você faria? Essa situação parece uma invenção, mas Deus se viu nesse dilema quando criou o homem, o homem foi criado perfeito com todas as marcas do caráter de Deus, porém ele cometeu um crime contra seu Pai, o desobedecendo, Deus como juiz se viu obrigado a condená-lo e assim satisfazer sua justiça, mas como pai se viu com o coração partido, pois a condenação seria a separação eterna Dele, assim ele tomou uma decisão muito difícil, veio ao mundo como homem, pagou toda a dívida (que era cumprir toda sua lei) e consumou isso na cruz, foi isso que Jesus fez, assim o juiz ao invés de condenar  o réu, levou sobre si mesmo a pena, satisfazendo o amor e a justiça ao mesmo tempo, de fato Deus conciliou isso na cruz de Cristo, por isso a única forma de salvação é através de Jesus, toda outra forma de tentar se justificar é inútil, pois esse crime é inafiançável.
Voltando ao exemplo da pedra, Deus não pode criar tal coisa, pois contraria Sua própria natureza, a onipotência, seria o mesmo que tentar acrescentar mais tempo a eternidade, a eternidade não precisa de mais tempo pois é plena, nem Deus precisa de mais nada para ser pleno, todo argumento filosófico que tentar acrescentar algo a Deus é fracassado, pois ninguém pode tentar colocar algo mais na perfeição para torná-la mais perfeito.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Com ou sem hierarquia?


Existe uma linha de pensamento que afirma que a igreja não deve ser liderada por ninguém, ou seja, não deve haver hierarquia no povo de Deus, pois segundo essa linha todos os crentes em Jesus são sacerdotes na igreja e não necessitam de nenhum intermediário entre eles e o Senhor. Porém isso não condiz com a verdade bíblica exposta tanto no velho quanto no novo testamento, afim de refutar essa linha doutrinária mostraremos no velho e novo testamento passagens que vão de encontro a essa doutrina.

No princípio não havia liderança entre os homens, Adão e Eva foram criados e nenhum exercia liderança sobre o outro, porém depois da queda e do pecado o próprio Deus estabeleceu a primeira liderança da humanidade, a saber a do marido para com a mulher conforme está escrito em Gênesis. 3.16. A partir desse momento estabeleceu-se uma sociedade chamada patriarcal, onde o chefe da casa era senhor do lar e exercia toda a autoridade inclusive para determinar o destino dos demais membros, a bíblia mostra muitos patriarcas famosos a saber: Enoque, Noé, Abraão e depois de muito tempo levanta-se o maior líder da história do povo israelita: Moisés, esse grande homem foi o responsável por guiar o numeroso povo hebreu pelo deserto. Ele também era o intermediário entre o povo e Deus e era responsável por julgar o povo diante de Deus, porém essa tarefa era bastante árdua e ele só não podia carregar, foi esta a conclusão que seu sogro Jetro teve e o aconselhou a procurar entre o povo homens capazes para por entre chefes de 1000, 100, 50 e 10 Êxodo 18.25. Vemos aqui mais um vez ser reforçado o princípio da liderança bíblica.

Nunca faltou líder ao povo de Deus, depois de Moisés veio Josué, outro grande líder com habilidades militares, depois de Josué levantaram-se os Juízes, líderes que foram levantados para livrar o povo da opressão dos adversários. Depois dos juízes vieram os reis, com destaque especial para Davi o maior rei de Israel, homem segundo o coração de Deus Atos 13.22.

No novo testamento temos Jesus, o maior exemplo de pastor, sacerdote e rei de todos, ele mesmo reforça o princípio da liderança quando convoca doze homens para liderarem no início da igreja, ele ainda levanta um líder para liderar os apóstolos, a saber Pedro conforme está escrito em João 21.15-17, Jesus pede três vezes para Pedro: "Apascenta os meus cordeiros". Em outra passagem ele transfere a autoridade da igreja para Pedro quando diz: "E eu te darei as chaves do reino dos céus" Mateus 16.19. O próprio Pedro afirma ser um presbítero em 1 Pedro 5.1. E o que dizer do apóstolo Paulo, grande missionário e fundador de muitas igrejas? Paulo aconselha ao jovem Timóteo, pastor em Éfeso através de duas cartas conhecidas como cartas pastorais. Alguns conselhos de Paulo ao jovem pastor Timóteo: 

"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus" 2 Timóteo 2:1
"Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo" 2 Timóteo 2:3
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. " 2 Timóteo 2:15

"E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas." 2 Timóteo 2:23

Na primeira carta a Timóteo ele exorta: "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério." I Timóteo 4.14. Aqui mais uma vez as sagradas letras enfatizam a importância do presbitério. Outrossim existem diversas passagens que ressaltam a importância dos pastores na liderança da igreja: Efésios 4.11 (mostra o pastorado como um dom de Deus) Hebreus 13.7 (Aconselha ao liderado a imitar a fé do pastor) Hebreus 13.17 (Manda que os liderados obedeçam aos pastores) 1 Pedro 5.2 (Pedro exorta aos pastores a apascentarem o rebanho de Deus com cuidado).

Portanto através desses argumentos embasados nas santas escrituras concluímos ser legítima a liderança na igreja, porém isso não impede que nos cheguemos a Deus livremente conforme está escrito em Hebreus 10.19.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O que o homem tem de mais precioso na terra?

Fonte: http://www.vialumina.com.br/catolicos/wp-content/uploads/2011/09/familia1.jpg

Se um repórter de alguma emissora de televisão lhe entrevistasse e perguntasse: O que você tem de mais precioso? O que você responderia? Certa vez Jesus foi indagado por um jovem rico sobre o que ele deveria fazer para herdar a vida eterna, Jesus então lhe pergunta se ele guardava os mandamentos, o que ele respondeu positivamente. Jesus então disse que lhe faltava um algo mais, após dizer o que era esse algo mais o jovem rico saiu triste pois era muito rico e não queria vender seus bens e distribuir aos pobres. Jesus estava perguntando a ele em outras palavras: O que é mais importante para você? A vida eterna? Ou os seu bens? E a seguir diz, onde está o seu tesouro ai está seu coração. Para todos os crentes salvos é evidente que seu maior tesouro é sua salvação e seu galardão é o Senhor, mas e aqui na terra qual o seu maior tesouro?

Desde o principio da humanidade Deus planejou e arquitetou a família, pois sempre soube que o homem assim com Ele próprio é um ser social, ou seja, ninguém vive sozinho. O próprio Deus disse: "Não é bom que o home esteja só" e sim criou a mulher, naquele momento surgiu a primeira família da terra. Quando Deus chamou Abraão muito tempo depois Ele disse: "Em ti serão benditas todas as famílias da terra", reforçando a importância da família. Portanto não adianta ao homem ter tudo, possuir todos bens e riquezas da terra se ele não for feliz na sua família, no salmo 128 Deus diz que aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos seria feliz na sua família e várias promessas no antigo testamento e no novo estão relacionadas as famílias. Podemos afirmar categoricamente que nosso maior tesouro aqui na terra é nossa família.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Exibição do livro "O Diário de Adam" na semana do servidor da UFERSA

Fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/1/CARTAZ%20UFERSA%20SEMANA%20550.jpg

Com o tema Novos tempos, nova era, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, estará promovendo nessa semana, nos dias 25, 26 e 27, a II Semana de Socialização e Humanização do Trabalho. A iniciativa é para marca a passagem do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.
No dia 26 de Outubro (quarta-feira) estarei exibindo meu livro "O Diário de Adam" na amostra cultural, o local da exibição será no auditório do CTARN e vai das 9:30 as 11:30.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vida de Escritor - Lançamento do Livro

Fonte: http://www.ospassarinhos.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/08/155_pb.jpg

Finalmente depois de muitos preparativos, elaboração de convites e planejamentos, consegui realizar meu primeiro lançamento do meu livro. Graças a Deus correu tudo bem, pessoas que eu esperava não vieram e pessoas que eu não esperava vieram. Para os colegas escritores que se aventuram a realizarem esse importante evento por minha pouca experiência eu aviso, não tenha muitas expectativas com relação as vendas. No dia eu levei algumas caixas de livros e vendi uns poucos. Descobri que a noite de autógrafos é mais um evento que envolve seu prestígio pessoal do que uma oportunidade de vendas. Acredito que a maneira mais eficaz de vendas de livros que foram publicados de forma independente como o meu é no corpo a corpo, junto a amigos, familiares e colegas. Enfim é muito bom ter esse momento de glória, mas nunca tenha expectativas quanto a número considerável de vendas, assim é a vida de escritor.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Lançamento do livro "O Diário de Adam"


Venho através deste convidá-lo(a) para o lançamento do meu livro, intitulado “O Diário de Adam”.

Data: 30 de Junho de 2011
Horário: 20:00h
Local: Cafezal (Memorial da Resistência).

Conto com sua participação.