Existe uma linha de pensamento que afirma que a igreja não deve ser liderada por ninguém, ou seja, não deve haver hierarquia no povo de Deus, pois segundo essa linha todos os crentes em Jesus são sacerdotes na igreja e não necessitam de nenhum intermediário entre eles e o Senhor. Porém isso não condiz com a verdade bíblica exposta tanto no velho quanto no novo testamento, afim de refutar essa linha doutrinária mostraremos no velho e novo testamento passagens que vão de encontro a essa doutrina.
No princípio não havia liderança entre os homens, Adão e Eva foram criados e nenhum exercia liderança sobre o outro, porém depois da queda e do pecado o próprio Deus estabeleceu a primeira liderança da humanidade, a saber a do marido para com a mulher conforme está escrito em Gênesis. 3.16. A partir desse momento estabeleceu-se uma sociedade chamada patriarcal, onde o chefe da casa era senhor do lar e exercia toda a autoridade inclusive para determinar o destino dos demais membros, a bíblia mostra muitos patriarcas famosos a saber: Enoque, Noé, Abraão e depois de muito tempo levanta-se o maior líder da história do povo israelita: Moisés, esse grande homem foi o responsável por guiar o numeroso povo hebreu pelo deserto. Ele também era o intermediário entre o povo e Deus e era responsável por julgar o povo diante de Deus, porém essa tarefa era bastante árdua e ele só não podia carregar, foi esta a conclusão que seu sogro Jetro teve e o aconselhou a procurar entre o povo homens capazes para por entre chefes de 1000, 100, 50 e 10 Êxodo 18.25. Vemos aqui mais um vez ser reforçado o princípio da liderança bíblica.
Nunca faltou líder ao povo de Deus, depois de Moisés veio Josué, outro grande líder com habilidades militares, depois de Josué levantaram-se os Juízes, líderes que foram levantados para livrar o povo da opressão dos adversários. Depois dos juízes vieram os reis, com destaque especial para Davi o maior rei de Israel, homem segundo o coração de Deus Atos 13.22.
No novo testamento temos Jesus, o maior exemplo de pastor, sacerdote e rei de todos, ele mesmo reforça o princípio da liderança quando convoca doze homens para liderarem no início da igreja, ele ainda levanta um líder para liderar os apóstolos, a saber Pedro conforme está escrito em João 21.15-17, Jesus pede três vezes para Pedro: "Apascenta os meus cordeiros". Em outra passagem ele transfere a autoridade da igreja para Pedro quando diz: "E eu te darei as chaves do reino dos céus" Mateus 16.19. O próprio Pedro afirma ser um presbítero em 1 Pedro 5.1. E o que dizer do apóstolo Paulo, grande missionário e fundador de muitas igrejas? Paulo aconselha ao jovem Timóteo, pastor em Éfeso através de duas cartas conhecidas como cartas pastorais. Alguns conselhos de Paulo ao jovem pastor Timóteo:
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus" 2 Timóteo 2:1
"Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo" 2 Timóteo 2:3
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. " 2 Timóteo 2:15"E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas." 2 Timóteo 2:23
Na primeira carta a Timóteo ele exorta: "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério." I Timóteo 4.14. Aqui mais uma vez as sagradas letras enfatizam a importância do presbitério. Outrossim existem diversas passagens que ressaltam a importância dos pastores na liderança da igreja: Efésios 4.11 (mostra o pastorado como um dom de Deus) Hebreus 13.7 (Aconselha ao liderado a imitar a fé do pastor) Hebreus 13.17 (Manda que os liderados obedeçam aos pastores) 1 Pedro 5.2 (Pedro exorta aos pastores a apascentarem o rebanho de Deus com cuidado).
Portanto através desses argumentos embasados nas santas escrituras concluímos ser legítima a liderança na igreja, porém isso não impede que nos cheguemos a Deus livremente conforme está escrito em Hebreus 10.19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário