sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Com ou sem hierarquia?


Existe uma linha de pensamento que afirma que a igreja não deve ser liderada por ninguém, ou seja, não deve haver hierarquia no povo de Deus, pois segundo essa linha todos os crentes em Jesus são sacerdotes na igreja e não necessitam de nenhum intermediário entre eles e o Senhor. Porém isso não condiz com a verdade bíblica exposta tanto no velho quanto no novo testamento, afim de refutar essa linha doutrinária mostraremos no velho e novo testamento passagens que vão de encontro a essa doutrina.

No princípio não havia liderança entre os homens, Adão e Eva foram criados e nenhum exercia liderança sobre o outro, porém depois da queda e do pecado o próprio Deus estabeleceu a primeira liderança da humanidade, a saber a do marido para com a mulher conforme está escrito em Gênesis. 3.16. A partir desse momento estabeleceu-se uma sociedade chamada patriarcal, onde o chefe da casa era senhor do lar e exercia toda a autoridade inclusive para determinar o destino dos demais membros, a bíblia mostra muitos patriarcas famosos a saber: Enoque, Noé, Abraão e depois de muito tempo levanta-se o maior líder da história do povo israelita: Moisés, esse grande homem foi o responsável por guiar o numeroso povo hebreu pelo deserto. Ele também era o intermediário entre o povo e Deus e era responsável por julgar o povo diante de Deus, porém essa tarefa era bastante árdua e ele só não podia carregar, foi esta a conclusão que seu sogro Jetro teve e o aconselhou a procurar entre o povo homens capazes para por entre chefes de 1000, 100, 50 e 10 Êxodo 18.25. Vemos aqui mais um vez ser reforçado o princípio da liderança bíblica.

Nunca faltou líder ao povo de Deus, depois de Moisés veio Josué, outro grande líder com habilidades militares, depois de Josué levantaram-se os Juízes, líderes que foram levantados para livrar o povo da opressão dos adversários. Depois dos juízes vieram os reis, com destaque especial para Davi o maior rei de Israel, homem segundo o coração de Deus Atos 13.22.

No novo testamento temos Jesus, o maior exemplo de pastor, sacerdote e rei de todos, ele mesmo reforça o princípio da liderança quando convoca doze homens para liderarem no início da igreja, ele ainda levanta um líder para liderar os apóstolos, a saber Pedro conforme está escrito em João 21.15-17, Jesus pede três vezes para Pedro: "Apascenta os meus cordeiros". Em outra passagem ele transfere a autoridade da igreja para Pedro quando diz: "E eu te darei as chaves do reino dos céus" Mateus 16.19. O próprio Pedro afirma ser um presbítero em 1 Pedro 5.1. E o que dizer do apóstolo Paulo, grande missionário e fundador de muitas igrejas? Paulo aconselha ao jovem Timóteo, pastor em Éfeso através de duas cartas conhecidas como cartas pastorais. Alguns conselhos de Paulo ao jovem pastor Timóteo: 

"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus" 2 Timóteo 2:1
"Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo" 2 Timóteo 2:3
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. " 2 Timóteo 2:15

"E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas." 2 Timóteo 2:23

Na primeira carta a Timóteo ele exorta: "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério." I Timóteo 4.14. Aqui mais uma vez as sagradas letras enfatizam a importância do presbitério. Outrossim existem diversas passagens que ressaltam a importância dos pastores na liderança da igreja: Efésios 4.11 (mostra o pastorado como um dom de Deus) Hebreus 13.7 (Aconselha ao liderado a imitar a fé do pastor) Hebreus 13.17 (Manda que os liderados obedeçam aos pastores) 1 Pedro 5.2 (Pedro exorta aos pastores a apascentarem o rebanho de Deus com cuidado).

Portanto através desses argumentos embasados nas santas escrituras concluímos ser legítima a liderança na igreja, porém isso não impede que nos cheguemos a Deus livremente conforme está escrito em Hebreus 10.19.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O que o homem tem de mais precioso na terra?

Fonte: http://www.vialumina.com.br/catolicos/wp-content/uploads/2011/09/familia1.jpg

Se um repórter de alguma emissora de televisão lhe entrevistasse e perguntasse: O que você tem de mais precioso? O que você responderia? Certa vez Jesus foi indagado por um jovem rico sobre o que ele deveria fazer para herdar a vida eterna, Jesus então lhe pergunta se ele guardava os mandamentos, o que ele respondeu positivamente. Jesus então disse que lhe faltava um algo mais, após dizer o que era esse algo mais o jovem rico saiu triste pois era muito rico e não queria vender seus bens e distribuir aos pobres. Jesus estava perguntando a ele em outras palavras: O que é mais importante para você? A vida eterna? Ou os seu bens? E a seguir diz, onde está o seu tesouro ai está seu coração. Para todos os crentes salvos é evidente que seu maior tesouro é sua salvação e seu galardão é o Senhor, mas e aqui na terra qual o seu maior tesouro?

Desde o principio da humanidade Deus planejou e arquitetou a família, pois sempre soube que o homem assim com Ele próprio é um ser social, ou seja, ninguém vive sozinho. O próprio Deus disse: "Não é bom que o home esteja só" e sim criou a mulher, naquele momento surgiu a primeira família da terra. Quando Deus chamou Abraão muito tempo depois Ele disse: "Em ti serão benditas todas as famílias da terra", reforçando a importância da família. Portanto não adianta ao homem ter tudo, possuir todos bens e riquezas da terra se ele não for feliz na sua família, no salmo 128 Deus diz que aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos seria feliz na sua família e várias promessas no antigo testamento e no novo estão relacionadas as famílias. Podemos afirmar categoricamente que nosso maior tesouro aqui na terra é nossa família.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Exibição do livro "O Diário de Adam" na semana do servidor da UFERSA

Fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/1/CARTAZ%20UFERSA%20SEMANA%20550.jpg

Com o tema Novos tempos, nova era, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, estará promovendo nessa semana, nos dias 25, 26 e 27, a II Semana de Socialização e Humanização do Trabalho. A iniciativa é para marca a passagem do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.
No dia 26 de Outubro (quarta-feira) estarei exibindo meu livro "O Diário de Adam" na amostra cultural, o local da exibição será no auditório do CTARN e vai das 9:30 as 11:30.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vida de Escritor - Lançamento do Livro

Fonte: http://www.ospassarinhos.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/08/155_pb.jpg

Finalmente depois de muitos preparativos, elaboração de convites e planejamentos, consegui realizar meu primeiro lançamento do meu livro. Graças a Deus correu tudo bem, pessoas que eu esperava não vieram e pessoas que eu não esperava vieram. Para os colegas escritores que se aventuram a realizarem esse importante evento por minha pouca experiência eu aviso, não tenha muitas expectativas com relação as vendas. No dia eu levei algumas caixas de livros e vendi uns poucos. Descobri que a noite de autógrafos é mais um evento que envolve seu prestígio pessoal do que uma oportunidade de vendas. Acredito que a maneira mais eficaz de vendas de livros que foram publicados de forma independente como o meu é no corpo a corpo, junto a amigos, familiares e colegas. Enfim é muito bom ter esse momento de glória, mas nunca tenha expectativas quanto a número considerável de vendas, assim é a vida de escritor.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Lançamento do livro "O Diário de Adam"


Venho através deste convidá-lo(a) para o lançamento do meu livro, intitulado “O Diário de Adam”.

Data: 30 de Junho de 2011
Horário: 20:00h
Local: Cafezal (Memorial da Resistência).

Conto com sua participação.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A ARMADURA DE DEUS / A ESPADA DO ESPÍRITO

O texto a seguir foi retirado do blog do meu amigo Marcelo Targon de Ribeirão Preto, SP

A Espada do Espirito

O que é a espada do Espírito? “…e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Ef. 6:17)

O próprio versículo diz, é a palavra de Deus. O que vem a ser esta “palavra de Deus”? O vocábulo  grego usado aqui para designar “Palavra” é “RHEMA”, que significa “palavra expressa”, ou seja, essa palavra deve ser dita, ser falada. Se não a dissermos, não estaremos usando a espada.
E, chegando-se a ele o tentador, disse:  Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. Mateus 4:3-10

Veja este exemplo. Quando Jesus foi tentado no deserto ele sempre respondeu com: “- Está escrito (…)” Ou seja ele conhecia a palavra e a expressava. Devemos agir de maneira semelhante, precisamos conhecer a palavra e expressa-la. Agora, imaginemos um campo de batalha  medieval. Você é um soldado no meio do tumulto e vê que um inimigo vai atacá-lo. O que você faz?

Vimos que o escudo é instrumento de defesa mas, a espada também o pode ser! Quando você ouve uma palavra de maldição, você rebate em voz audível com um versículo! É assim que se usa a espada, voz audível!  Por isso JESUS disse nas 3 vezes – “Está escrito…” 

 Voltemos ao campo de batalha. Você não pode só se defender, tem que atacar também! Repare que nas 2 primeiras vezes da tentação, JESUS usa a espada de forma defensiva mas, na 3º ele usa como ataque. ELE diz: “Vai-te, satanás, porque está escrito……”
Em algum momento de sua vida você disse: “Tá amarrado (ou repreendido) em nome de JESUS!”. Isso é algo que muito crente fala. O problema é que o bendito só se defende !!! 
Vamos estudar essa frase:
Ao dizer essa frase, (agora preste MAIS atenção) ao dizer “repreendo em nome de JESUS”, você crê que no nome de JESUS há poder para repreender uma determinada coisa má. Se você crê que JESUS tem esse poder, então você acabou de usar o Escudo da FÉ. 
Mas, acredito que 95% dos crentes para por ai, vivem na defensiva! Quando você pensa, vê ou ouve algo que vai contra a vontade de DEUS, geralmente usa essa expressão mas, esquece (ou nem sabe como) de atacar! 

Vamos usar um exemplo:Você está tranqüilo(a) em casa quando vem um pensamento via Sedex diretamente do cara do subsolo. Pode ser para você fazer algo errado ou mesmo uma fofoca de alguém. Então você se vê diante do inimigo te dando uma espadada. Você então diz: “Repreendo esse pensamento em nome de JESUS!!!!!!” Parabéns! Você usou o Escudo da FÉ. Agora ataque !!!!!! Diga um versículo do porque você está repreendendo aquilo e com que autoridade.

Vamos criar a cena: 
Você está em casa tranqüilo.O ataque do inimigo (pensamento):
“- Quem este irmão pensa que é? Ele não pode falar isso de mim ! ” Você identifica o inimigo e se defende:
” – Opa! Isso não é certo!!! Eu repreendo esse pensamento em nome de JESUS!!!” Agora sua vez de atacar! (logo em seguida):
Porque está escrito: Efésios 4:29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem...
Obviamente o diabo ainda insistirá! Lembre-se de outros versículos. Não é só em uma espadada que você  coloca ele pra correr! Lembre-se: Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 

O dicionário diz que  RESISTIR é: durar, subsistir, conservar-se, não ceder, opor-se. Quer dizer que você tem que manter sua posição com força até o inimigo cair, afinal, é uma batalha e você é o (a) guerreiro (a)! Resista até ele fugir!!! Então você começa recitando outros versículos: Filipenses 4:8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Usando esse mesmo exemplo e mostrando que você pode dizer a essência do versículo,  pode-se dizer:
 Provérbios 6:16-19 - “Tá amarrado esse pensamento em nome de JESUS, porque está escrito que “DEUS abomina o que semeia contendas entre irmãos”Para ter uma idéia visual de uma batalha, veja um trecho do filme Tróia. Repare que você precisa saber usar muito bem o escudo e a espada (adestramento) assim como as demais partes da armadura (embora eles tenham tirado o capacete). Imagine que é você lutando contra sua fraqueza (pecado).
2 Timóteo 2:15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Deus abençoe!